HThe
Hm

Notícias na Florêncio de Abreu

Listando: 266 à 270 de 1367
Google descobre 6 maneiras de se hackear um iPhone

Equipe especializada em rastrear possíveis falhas de segurança identificou brechas no código do dispositivo da Apple que podem ser explorados para fins maliciosos.

Caçadores de bugs que trabalham para o Google descobriram o ponto fraco do iPhone: o aplicativo iMessage.

A equipe, chamada Google Zero, afirma ter encontrado cinco erros no serviço de mensagens que deixariam o iPhone extremamente vulnerável a hackers.



A Apple recomenda que os usuários atualizem seus dispositivos
Foto: Getty / BBC News Brasil

No caso de um deles, os pesquisadores do gigante de buscas (cujo sistema operacional Android é o principal concorrente do iOS da Apple) disseram que a vulnerabilidade era tão grave que a única maneira de recuperar um iPhone invadido seria eliminando todos os dados armazenados.

Outra brecha, segundo eles, permitiria fazer cópias dos arquivos do dispositivo sem a autorização do proprietário.

Na semana passada, a Apple corrigiu esses erros, mas os pesquisadores dizem ter encontrado uma sexta falha que não havia sido corrigida na atualização mais recente do sistema operacional.

"Isso é bastante incomum", avalia o professor Alan Woodward, especialista em segurança cibernética da Universidade de Surrey, no Reino Unido.

"E dada a reputação da equipe do Google Zero vale a pena levar em consideração."



O Google tem uma equipe especializada em rastrear falhas de segurança cibernética
Foto: Getty / BBC News Brasil

O projeto Google Zero foi criado em julho de 2014 para identificar vulnerabilidades cibernéticas que estavam passando despercebidas.

Em outras ocasiões, a equipe já alertou a Microsoft, o Facebook e a Samsung, entre outras empresas, sobre problemas com seu código.

Atualização urgente
Se os hackers descobrirem a falha que não foi corrigida, poderão bloquear um aplicativo ou executar seus próprios comandos em iPhones, iPads e iPod Touch.

A Apple não comentou sobre este problema específico, mas pediu aos usuários que instalem o iOS 12.4, a última versão do seu sistema operacional.

Esta atualização tem como objetivo solucionar as outras brechas descobertas pelo Google Zero, assim como um conjunto mais amplo de falhas e ameaças.

"Manter seu software atualizado é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para manter seu produto seguro", informou a Apple em comunicado.



As brechas identificadas podem permitir que hackers controlem o celular atacado
Foto: Getty / BBC News Brasil

O site de notícias especializado em tecnologia ZDnet, que foi o primeiro a reportar essas falhas, disse que o nível de detalhamento compartilhado pelo Google sobre os outros erros pode ser suficiente para permitir que hackers tentem explorar essas vulnerabilidades.

O site afirma que os usuários devem baixar o iOS 12.4 "o quanto antes".

Natalie Silvanovich, uma das pesquisadoras do Google, planeja compartilhar mais detalhes de suas descobertas durante o evento de segurança cibernética Black Hat, que acontecerá em agosto, em Las Vegas, nos EUA.

De acordo com a sinopse da sua apresentação, Silvanovich também vai falar sobre possíveis falhas do serviço de caixa postal Visual Voicemail da Apple, que permite ver uma lista com suas mensagens e escolher as que deseja ouvir ou apagar.

Um dos chefes de segurança da Apple também participará deste evento, onde vai dar uma palestra em que promete mostrar "os bastidores da segurança do iOS e Mac".

(Fonte: BBC News Brasil) - 05/08/2019
Google suspende transcrições de gravações de assistentes de voz na Europa, diz CNBC

O Google suspendeu as transcrições das gravações de voz feitas pelo Google Assistant na União Europeia, informou a CNBC nesta quinta-feira.

A empresa admitiu em meados de julho que parceiros que analisam as vozes gravadas pelo assistente vazaram mais de mil conversas particulares para um veículo de notícias belga, disse a matéria.

Acrescentando que algumas dessas gravações revelavam informações sensíveis, como condições médicas e endereços dos usuários.

O Google vai suspender as transcrições por pelo menos três meses, segundo a CNBC, citando a Associated Press.

O Google não respondeu imediadamente ao pedido de comentários da Reuters.

(Fonte: Reuters) - 05/08/2019
GOVERNO TERÁ NOVO PROGRAMA DE CIDADES INTELIGENTES

MCTIC será integrador de ministérios na Câmara de Cidades Inteligentes, organismo que será criado nos próximo dias. O modelo anterior.

O governo prepara um novo programa de construção de cidades inteligentes, que não terá orçamento para a construção de infraestrutura. A liberação de dinheiro para o programa dependerá de diferentes ministérios, conforme a vertical trabalhada.

O MCTIC será responsável por articular a iniciativa. Será uma espécie de integrador político, chamando outras pastas para discussões e sugerindo investimentos. Caberá ao ministério trazer o da Segurança Pública, por exemplo, para discussões sobre uso de soluções inteligentes de segurança nas cidades.

Para fazer essa integração, o governo vai criar uma Câmara Nacional de Cidades Inteligentes Sustentáveis. O texto de criação dessa câmara será publicado no Diário Oficial da União nos próximos dias, conforme o secretário de telecomunicações do MCTIC, Vitor Menezes.

Depois, até o final do ano, sairá o decreto com mais detalhes sobre o programa – cujo texto ainda terá de passar pelo Conjur do MCTIC e depois pela Casa Civil.

“O Plano Nacional de Cidades Inteligentes Sustentáveis é pautado em TICs e tem base no decreto de políticas de telecomunicações e no decreto de IoT. A gente está se baseando no modelo da Onu, da UIT, que estabelece as verticais ambiental, social e econômica e define indicadores para chegar a cada uma”, explica Menezes.

Além do MCTIC, o Ministério do Desenvolvimento Regional também terá papel decisivo na integração com os demais ministérios dentro da Câmara de Cidades Inteligentes. “Dentro dela, cada ministério fará a discussão de seu interesse”, acrescenta Menezes. Segundo ele, o organismo vai ter também representantes do setor privado e de entidade representativa dos municípios.

FIM DO PROGRAMA CIDADES DIGITAIS
Com o novo programa, o MCTIC extingue de vez o antigo Cidades Digitais, que teve duas

fases: uma piloto, com 72 cidades, e outro dentro do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, ambos dentro dos governos Dilma Rousseff. Ao todo, o governo chegou a anunciar orçamento de R$ 239,5 milhões para financiar a construção de 331 cidades digitais. No caso, cidades pequenas, sem infraestrutura, teriam implantação de rede óptica ligando os órgãos públicos.

Os valores previstos para cada cidade variou significativamente. Houve locais onde o custo foi maior, e outros, menor. Hoje, o governo considera que foram terminadas e entregues obras em 143 cidades. Outras 12 estão em implantação e três estão paralisadas. Já 172 cidades não têm qualquer previsão para que sejam terminadas – destas, 77 receberam valores e serão as últimas contempladas.

A previsão, portanto, é que de 331 cidades previstas, 235 receberão infraestrutura. Até aqui, o programa consumiu R$ 4,1 milhões, embora mais dinheiro deva ser desembolsado para a conclusão daquelas 77 cidades para cujo término das obras ainda não há previsão. E não haverá nova edição do programa com este modelo.

(Fonte: Rafael Bucco RAFAEL BUCCO ) - 23/07/2019
GOVERNO VAI MANTER “ORDEM DE GRANDEZA” DA LEI DE INFORMÁTICA EM NOVA MP

Secretário de Inovação do MCTIC, Paulo Alvim, diz que intenção é garantir segurança jurídica à indústria que já planejou investimentos até 2029.

O governo vai manter a mesma ordem de grandeza dos benefícios fiscais previstos na Lei de Informática na nova legislação que está sendo feita para atender a exigências da Organização Mundial de Comércio (OMC), afirma Paulo Alvim, secretário de empreendedorismo e inovação do MCTIC.

O executivo afirma que a intenção do governo é garantir que as empresas que tenham planejado investimentos até 2029, com base da Lei de Informática, possam manter os planos e não partam para a judicialização. “A nova proposta de lei atende os pontos de ajuste da OMC, e dá garantias de tamanhos de incentivos e benefícios, com mecanismos aceitos”, afirmou ao Tele.Síntese.

O governo vai publicar medida provisória que substituirá a Lei de Informática até o final de agosto. Dessa forma, o país terá uma legislação nova sobre processos produtivos e incentivos a empresas do setor em janeiro de 2020. “Estamos discutindo utilizar o crédito genérico. Com isso a gente poderia garantir políticas de investimento na produção e P&D no horizonte até 2029, trabalhando na linha da segurança jurídica”, falou.

Crédito genérico é qualquer crédito que a empresa tem a receber e serão considerados “na mesma ordem de grandeza dos benefícios que se tem hoje”, conforme ele. O modelo está sendo construído com Casa Civil, Ministério da Economia, CGU, MCTIC, MRE. O governo vai aproveitar o texto também para simplificar procedimentos produtivos, embora ele não detalhe quais. “Este setor tem que ser estimulado”, disse.

MODELO RESOLVE
Para as fabricantes de equipamentos eletroeletrônicos, que se beneficiam da Lei de Informática, o uso de crédito genérico no lugar de isenção de IPI é uma boa notícia. “Acho uma proposta que incentiva a atividade de P&D e o PPB. É um modelo novo, bastante interessante para a indústria, é uma solução inteligente para sair do problema que foi a condenação da OMC”, disse Humberto Barbato, presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

A seu ver, a apresentação de medida provisória é mais eficiente que o envio de um projeto de lei. “A medida provisória tramita mais rápido, traz uma certa segurança. Já estamos vivendo à sombra desse problema há mais de dois anos, e isso paralisa investimentos”, opinou.

(Fonte: Rafael Bucco RAFAEL BUCCO) - 23/07/2019
Apple lança 6 audiobooks gratuitos em inglês narrados por personalidades (e um podcaster!)

A Apple convidou personalidades pra narrar em inglês grandes clássicos que foram transformados em audiobooks gratuitos

A Apple lançou seis audiobooks em inglês de graça pra todos os usuários do Apple Books. Os livros são autênticos e incontestáveis clássicos, cada um em seu estilo, mas com toda uma nova produção e narração feita por personalidades com perfis bem variados, mas também muito interessantes.

A pequena coleção gratuita começa pelo excepcional livro Frankenstein de Mary Shelley narrado pelo podcaster Aaron Mahnke (que eu acompanho semanalmente em Lore, Unobscured e The Cabinet of Curiosities) e vai adiante com The Secret Garden (O Jardim Secreto) de Frances Hodgson Burnett, narrado pela atriz Karen Gillan (A Nebula de Guardiões da Galáxia e Vingadores e a Amy Pond de Doctor Who) passando por The Time Machine (A Máquina do Tempo) de H.G. Wells, narrado pelo ator Kelsey Grammer (o Frasier).



Também estão na lista The Wonderful Wizard of Oz (O Mágico de Oz), narrado pelo ator e comediante Tituss Burgess; Pride and Prejudice (Orgulho e Preconceito)

narrado pela atriz Kate Beckinsale e Winnie the Pooh (O Ursinho Puff), o único que não é narrado por uma só pessoa, e sim pelo Disney Book Group.

O iBooks foi oficialmente lançado uns 7 anos atrás, mas nem sempre teve a devida atenção da Apple, isso até mudar de nome com a chegada do iOS 12, virando simplesmente Apple Books, o que foi um divisor de águas na história do app/serviço.

O Twitter do app Apple Books anunciou o lançamento feliz da vida, chamando os narradores de convidados especiais. Aaron Mahnke comemorou no seu perfil do Twitter a oportunidade de narrar esse grande clássico da literatura, que além de ótimo é considerado o primeiro livro de ficção científica da história.

Frankenstein inspirou muita coisa, desde milhares de livros e filmes, até malucos que querem transplantar cérebros humanos para robôs (daqui a uns 3 anos), até Shelley, uma inteligência artificial que cria contos de terror, e é claro que foi minha primeira escolha, já estou ouvindo com a voz familiar de Mahnke.

Gosto de ver a Apple incentivando a leitura (ou no caso a audição) de grandes livros, e torço para que a iniciativa continue no futuro com novos audiobooks gratuitos de verdadeiros clássicos que marcaram as vidas de várias gerações.

Como os seis audiobooks podem ser baixados gratuitamente para todo mundo que tiver uma conta da Apple e são todos ótimas pedidas, quem gosta de ouvir livros enquanto aproveita pra treinar o ouvido no idioma bretão certamente vai querer baixar e conferir todos.



Clique abaixo para fazer o download dos livros em suas páginas no Apple Books, ou faça uma busca pelos títulos no seu iTunes.

The Secret Garden narrado por Karen Gillan

Frankenstein narrado por Aaron Mahnke

Pride and Prejudice narrado por Kate Beckinsale

The Wonderful Wizard of Oz narrado por Tituss Burgess

Winnie the Pooh narrado pelo Disney Book Group

Para ouvir centenas de audiobooks gratuitos em inglês, recomendo
essa lista do Open Culture.

(Fonte: Nick Ellis ) - 16/07/2019
Listando: 270 de 1367

Anuncie

Sobre o Portal da Florêncio de Abreu

O Portal da Florêncio de Abreu foi lançado em 01 de janeiro de 2002, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua Florêncio de Abreu no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área de ferramentas e ferragens.