Pesquisa TIC Domicílios 2018 mostrou que, com 40,8 milhões de usuários, categoria mais popular foi a de aplicativos de transporte
O pagamento por serviços na internet, incluindo transporte por carro de aplicativo ou assinatura de streaming de vídeo, está avançando no Brasil: 48% dos usuários de internet no País já pagaram por alguma modalidade de serviço oferecido online. O dado está presente na mais recente versão do TIC Domicílios, estudo que mede os hábitos e comportamento de usuários da internet brasileira - a pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira, 28, pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
O estudo deste ano, realizado entre outubro de 2018 e março de 2019, resolveu destacar os hábitos de consumo da internet no Brasil e detectou que 48% dos 126,9 milhões de usuários de internet pagaram por algum serviço. A pesquisa listou 9 categorias de serviço, o que inclui aplicativo de transporte, assinatura de streaming de música e de vídeo, delivery de comida e aluguel de acomodações.
A categoria campeão de uso foi a de transporte por aplicativo: 32% dos usuários pediu taxi ou carro por aplicativo, o que significa que 40,8 milhões de pessoas acionaram veículos de Uber, 99, Cabify e outros. A segunda categoria mais popular foi pagar por serviços de filmes ou séries, serviço representado por Netflix, Amazon Prime Video, HBO GO e outros - 28% das pessoas pagaram por esse conteúdo.
O contraste é grande com quem paga por assinatura de serviços de música, como o Spotify: apenas 8% pagaram por esse serviço. Quem ainda teve uma taxa pequena de uso foram serviços como o Airbnb, que alugam quartos. A pesquisa registrou que 5% dos brasileiros que usam internet já pagaram por esse serviço.
A terceira categoria mais popular foi a de delivery de comida, como iFood e Uber Eats: 12% já fez uso do serviço. Entre as nove categorias, a menos popular foi a de reserva de aluguel de carros:
2%. Na transmissão para a divulgação dos dados, Winston Oyadomari, coordenador da TIC Domicílios, diz que acredita que o estudo tivesse mais categorias, ou tivesse a categoria "outros", a porcentagem total poderia ser superior a 48%. Foi a primeira vez que o estudo registrou os hábitos de contratação de serviços online.
Comércio eletrônico fica abaixo de serviços
O índice de pessoas que comprou produtos pela internet manteve-se estável em relação a anos anteriores e foi inferior ao uso de serviços: 34% comprou alguma coisa pela internet - o ano que registrou o maior número foi 2015 com 39%. O índice de quem pesquisou preços e serviços também manteve-se estável: 60%.
Entre os que compraram alguma coisa, 62% comprou em sites de compra e venda, como Mercado Livre e OLX. O segundo canal de compras mais popular foram lojas de sites, com 58%. Já o terceiro local mais utilizado pelo comprador brasileiro foram aplicativos de mensagem, como o WhatsApp (26%). O cartão de crédito (69%) foi a forma de pagamento mais utilizada.
Entre os que não compraram pela internet, os dois principais motivos são: prefere comprar pessoalmente (83%) e falta de confiança no produto que vai receber (62%).
A Intel lançou nesta terça-feira seu mais recente processador, que será o primeiro a usar inteligência artificial e é projetado para grandes centros de computação.
Logotipo da Intel é mostrado durante abertura da E3, feira de games na Califórnia. 11/6/2019. REUTERS/Mike Blake
Foto: Reuters
O chip, desenvolvido em Haifa, Israel, é conhecido como Nervana NNP-I ou Springhill e é baseado em um processador Ice Lake de 10 nanômetros que permitirá lidar com altas cargas de trabalho usando quantidades mínimas de energia, disse a Intel.
A Intel informou que seu primeiro produto de inteligência artificial vem depois de ter investido mais de 120 milhões de dólares em três startups de IA em Israel.
"Para chegar a uma situação futura de ter IA em todos os lugares, temos que lidar com enormes quantidades de dados gerados e garantir que as organizações estejam equipadas com o que precisam para usar os dados e processá-los onde forem coletados", disse Naveen Rao, gerente geral do grupo de produtos de inteligência artificial da Intel.
Ele disse que o novo chip ajudará os processadores Xeon da Intel em grandes empresas, à medida que a necessidade de complicados cálculos no campo da IA aumenta.
A Nike lançará nesta semana um novo serviço de assinatura de tênis para crianças, buscando atrair os pais com a promessa de menos idas às loja de calçados em troca de uma mensalidade regular e lealdade à marca.
Tênis da Nike usado por jogador do time de basquete norte-americano Houston Rockets. 28/4/2019. Mandatory Credit: Kyle Terada-USA TODAY Sports
Foto: Reuters
Destinado ao mercado de calçados infantis dos Estados Unidos, estimado em 10 bilhões de dólares anuais, o "Adventure Club" baseia-se no aplicativo SNKRS da Nike, que notifica os compradores sempre que a marca lança um novo tênis ou tem um tênis exclusivo em uma loja próxima.
É o mais recente plano da Nike para manter os compradores voltando às suas marcas, uma vez que enfrenta forte concorrência da Adidas em seu mercado doméstico nos EUA e o ressurgimento de marcas retrô como Fila e Reebok.
Com três opções de assinatura - 20, 30 ou 50 dólares por mês - o Nike Adventure Club é voltado para crianças de 2 a 10 anos e oferece aos assinantes um novo par de tênis Nike que custam cerca de 50 dólares ou mais uma vez por mês, uma vez a cada dois meses ou uma vez por trimestre.
"Resolver a necessidade de pais com filhos de 2 a 10 anos significa que vamos começar a construir relacionamentos através das crianças", disse o gerente do projeto da Nike, Dave Cobban.
A empresa europeia de blockchain The Bitfury Group, avaliada recentemente em mais de 1 bilhão de dólares, lançou uma divisão de inteligência artificial, disse o presidente da companhia nesta terça-feira.
13/05/2017 REUTERS/Kacper Pempel/Illustration
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A divisão de inteligência artificial vai operar ao lado dos serviços blockchain existentes da Bitfury e permanecer como parte da empresa. A Bitfury é uma das poucas empresas de blockchain do mundo com uma avaliação de pelo menos 1 bilhão de dólares. Essa lista inclui a Coinbase, uma bolsa de criptomoedas baseada nos Estados Unidos, e a Bitmain da China, a maior empresa de mineração de moedas digitais do mundo.
Valery Vavilov, presidente-executivo e co-fundador da Bitfury, disse que a necessidade de analisar e extrair valor de toneladas de dados disponíveis levou a empresa a entrar na área de inteligência artificial, ramo da ciência da computação que enfatiza a criação de máquinas inteligentes que atuam e se comportar como seres humanos.
"Os dados estão se tornando o próximo petróleo", disse Vavilov. "Coletamos tantos dados, mas apenas 2% de todos esses dados foram analisados; 98% estão ociosos e esperando para serem analisados."
Inteligência artificial é um dos setores de tecnologia que atraiu grande financiamento até agora este ano. De acordo com a empresa de pesquisa CB Insights, o segundo trimestre de 2019 registrou um recorde de 7,4 bilhões de dólares investidos em startups de IA, com a maioria indo para empresas relacionadas a transporte e saúde.
Vavilov disse que o segmento de IA da Bitfury ainda está em "modo de pesquisa". Ele terá mais clareza sobre a gama de produtos de IA que a empresa pretende oferecer até o final do ano ou início de 2020.
A Unidade Móvel de Conectividade é montada sobre uma carreta sobre rodas, com engate para ser transportada por pequenos veículos automotores e roda apenas com energia de luz solar.
A InternetSAT anunciou durante o AGROtic 2019 a expansão da oferta de serviços de conectividade a partir do lançamento da Unidade Móvel de Conectividade (UMC-SAT) para o agronegócio. A unidade é composta de infraestrutura de TI, rede SD-WAN e conectividade via satélite nas bandas Ka e Ku, com antenas de pequeno porte, utilizando hubs localizadas em cidades diferentes e satélites de posições orbitais distintas e redundância (contingência) de aplicações.
A solução autônoma pode ser customizada de acordo com a largura de banda necessária, acesso ilimitado, serviços gerenciados, captação de energia solar para funcionamento, oferecendo alta disponibilidade (99,99%) e é destinada a setores de óleo e gás, agronegócio, industria, eventos e serviços em localidades remotas. Além disso, ela é empregada como um gateway de rede, e a InternetSAT também provê a solução de rede IoT para iluminar o campo.
“A solução é abrangente e versátil porque ela une a conectividade de Internet a uma estrutura de TI móvel customizada, embarcada em uma unidade móvel autônoma, com refrigeração e servidor de aplicações, que pode ser movimentada pelas unidades de negócios e de operações”, comenta George Bem, CEO da InternetSAT.
A UMC-SAT é montada sobre uma carreta sobre rodas, com engate para ser transportada por pequenos veículos automotores, tratores ou por pessoas em pequenos deslocamentos. Possui captadores de energia solar para garantir autonomia energética.
A solução opera como um datacenter móvel, com aplicações robustas de gerenciamento dos pontos de acesso, balanceamento de link e rede a partir de um único ponto local ou remotamente a partir do centro de operações ou TI. “Ela foi desenhada para facilitar a determinação da maneira mais eficiente de disponibilizar os recursos da infra de TI móvel”, acrescenta o executivo. (Com assessoria de imprensa)