O lançamento do sistema de buscas Bing, na semana passada, fez com que a Microsoft ganhasse espaço no mercado de buscas nos Estados Unidos, em que concorre principalmente com Google e Yahoo!.
Segundo dados da consultoria comScore, os sites da Microsoft foram responsáveis por 15,5% das buscas no país no período entre 2 e 6 de junho --uma semana antes, entre 26 e 30 de maio, esse índice havia sido de 13,8%. Para a consultoria, os dados são resultado do interesse inicial gerado pelo Bing.
Entretanto, segundo a comScore, o Bing ainda tem de mostrar que tem potencial para reter esses usuários iniciais.
A ferramenta de buscas usa nova abordagem a partir de mecanismos intuitivos, naquilo que se convencionou como busca semântica, que promete interpretar as palavras-chave digitadas pelo internauta. A ideia, segundo a empresa, é dar acesso ao melhor do conhecimento disponível na internet.
Uma das suas características é a funcionalidade que habilita a autoexecução de vídeos nos resultados das buscas, quando os usuários passam o mouse sobre as imagens que aparecem.
Iniciativas recentes de duas grandes locadoras de filmes via internet, a Netmovies e a BlockBuster On-line, apontam que os brasileiros estão mais interessados em
Blu-ray.
Ambas lançaram catálogos de filmes em alta definição há pouco mais de um mês.
"Fomos surpreendidos positivamente pela adesão dos clientes", disse André Fonseca, sócio da Netmovies.
Desde o lançamento, em maio, 16% da base de clientes da empresa aderiram aos planos que permitem alugar também o disquinho com conteúdo de alta definição.
A empresa vai ter, até o fim deste mês, cerca de mil filmes no catálogo Blu-ray. A BlockBuster possui um cardápio com 1.500 títulos nessa qualidade.
Outro cenário
A visão do sócio da Netmovies não é compartilhada por Fred Botelho, sócio-diretor da rede de locadoras 2001 Vídeo. "O interesse pelo Blu-ray é mínimo", diz. Ele
afirma que a adoção da tecnologia é muito menor do que a do DVD quando foi lançado.
Botelho diz que a rede de locadoras 2001 "apenas estuda um investimento em um catálogo de Blu-ray para o segundo semestre deste ano". "Hoje só vendemos
Blu-ray via rede."
A rede de locadoras paulistana Premiere Vídeo possui discos Blu-ray em algumas de suas sete lojas.
"A procura aumentou bastante neste ano em relação ao ano passado, mas a maioria das pessoas que alugam esses filmes ainda são usuários do PlayStation 3", diz
Paola Picalomine, gerente de marketing da Premiere.
Ela diz que o lançamento simultâneo de filmes em DVD e Blu-ray, que é recente, favoreceu o crescimento de locações dos filmes em alta definição, cujo preço é 10%
maior.
O diretor de franchising da 100% Vídeo --empresa que opera 90 lojas em 14 Estados do Brasil-, Carlos Augusto, corrobora a opinião de Picalomine. "A
simultaneidade de lançamento com o DVD é importante. Todas as nossas lojas já têm Blu-ray e acabam comprando esses lançamentos."
Ele afirma que os discos Blu-ray devem começar a ser replicados aqui no Brasil no ano que vem, o que vai diminuir o preço, aumentar o lançamento simultâneo e o
interesse pela mídia.
De acordo com Augusto, todas as lojas da 100% Vídeo possuem catálogo em Blu-ray.
Ele acredita que as locadoras têm a ganhar com a tecnologia. "Como a mídia virgem é muito cara, combate diretamente a pirataria."
Acervo dos EUA
Muitos filmes editados nos EUA são lançados com legendas em português, entre outros idiomas. Os filmes para o mercado norte-americano são compatíveis com
os tocadores comprados no Brasil.
Fonseca, da Netmovies, diz que a maioria títulos em alta definição é de filmes novos, mas se engana quem pensa que os efeitos especiais bombásticos são os
elementos da cena que mais ganham com o avanço da resolução. "São os detalhes que ficam mais impressionantes", afirma.
Fazer uma busca no Google é fácil, mas, com algumas dicas, é possível obter resultados mais precisos. Veja, abaixo, uma série de macetes.
Aspas
Para buscar uma frase exata, use aspas. Assim, os resultados terão a expressão que você procura com as palavras na mesma ordem em que você as digitou.
Uma pesquisa por "Nossa Senhora Aparecida", entre aspas, retorna resultados mais precisos do que a busca sem esses sinais gráficos.
Exclusão
Use o hífen antes de um termo para excluí-lo dos resultados da pesquisa.
Se você quer encontrar referências a Pelé que não contenham a palavra Santos, por exemplo, basta procurar por Pelé -Santos.
Asterisco
Um asterisco indica a falta de uma expressão. Suponha que você tenha esquecido uma das palavras que compõem um ditado popular.
Busque, entre aspas, "em casa de * o espeto é de pau". Nos resultados, você encontrará referências à frase com o termo ausente (ferreiro).
Tipo de arquivo
O Google é capaz de encontrar conteúdo dentro de documentos hospedados na rede em formatos como Word (DOC) e Excel (XLS). Basta usar o operador filetype,
seguido de dois pontos e da extensão do arquivo, sem espaços.
Para encontrar, em PDF, o texto de "Dom Casmurro", de Machado de Assis, faça uma busca por Machado de Assis Dom Casmurro filetype:pdf.
Site específico
Dá para fazer uma busca com resultados que se restrinjam a apenas um site.
Para encontrar referências a Pablo Picasso no UOL, por exemplo, procure por Pablo Picasso site:www.uol.com.br.
Pesquisa avançada
Clicando no link Pesquisa avançada na página inicial do Google, você tem acesso a uma série de opções, como restrições a resultados em apenas certos idiomas
ou de sites de determinado país.
Nessa página, você pode fazer buscas como as das dicas acima sem precisar decorar nenhum comando.
Nova barra lateral
Na semana passada, o Google anunciou uma nova barra lateral com alternativas de refinamento de busca.
Para ter acesso a ela, por enquanto, é preciso usar a versão em inglês do buscador. Acesse
www.google.com.br e clique em Google.com in English.
Depois de fazer uma busca, clique em Show options. Na lateral esquerda, você verá a lista completa de opções.
É possível restringir a pesquisa a vídeos (Videos), fóruns de discussões (Forums) e resenhas (Reviews) --esse último é útil para encontrar críticas de filmes, livros,
discos, etc.
Há opções para restringir a busca a resultados recentes, das últimas 24 horas, da última semana e do último ano.
Clicando em Images from the page, figuras que estão nas páginas encontradas aparecerão ao lado dos resultados.
Se você escolher a opção More text, será expandida a área de resultados que reproduz trechos de texto da página que contenham os termos pesquisados.
Em Related searches, você vê uma lista de buscas relacionadas à sua pesquisa. Termos relacionados a São Paulo, por exemplo, incluem Rio de Janeiro e Salvador.
Já o recurso Wonder wheel mostra buscas relacionadas de maneira gráfica --na forma de uma roda. Basta clicar nas expressões que aparecem nas extremidades
para ver, na mesma página, os resultados.
Em Timeline, você vê os resultados de busca divididos em uma linha do tempo.
O celular Sony Ericsson Titanium Silver C902, que o agente James Bond (Daniel Craig) utiliza no novo filme da série 007, começará a ser vendido no país na próxima
semana.
Segundo a Vivo, que tem exclusividade na comercialização, o aparelho chega às lojas com preço de R$ 499 para o plano de 350 minutos, mas pode custar R$ 1.099
para o plano pré-pago.
O filme "Quantum of Solace" estréia nos cinemas brasileiros nesta sexta-feira (7). Na nova aventura
do agente 007 --a segunda interpretada por Craig-- James Bond tenta desbaratar uma poderosa organização criminosa mundial, envolvida com a morte de sua
namorada.
A série 007 do Sony Ericsson Titanium Silver C902 tem conteúdo exclusivo relacionados ao filme na memória, como descansos de tela, wallpapers, trailer e tema.
O "celular do James Bond" conta com câmera de 5 megapixel, com detecção de rosto e foco automático. Além disso, o aparelho tem memória incorporada de
160MB --armazenagem de até cem fotos com resolução integral--, que pode ser ampliada com cartão externo.
A operadora de telefonia TIM planeja ter o iPhone na relação de aparelhos até o Natal, segundo informou o presidente da companhia, Mario César de Araújo, nesta
quarta-feira. A TIM é a única das três maiores empresas que operam em São Paulo que ainda não oferece o aparelho.
Araújo afirmou que está em negociação com a Apple e que o acordo pode ser fechado ainda neste mês. "Se depender de mim, nossos clientes poderão adquirir o
iPhone no Natal", afirmou.
Diferente da Claro e da Vivo, a TIM não pretende fazer cadastro de interessados no aparelho e disse que não vai priorizar os clientes TIM. "Vamos oferecer para os
clientes da concorrência também", brincou Araújo.
Outra frente que a TIM vai reforçar sua atuação é no serviço de telefonia fixa. Segundo pesquisa mencionada pelo diretor de operações, Guglielmo Noya, cerca de
30% dos clientes de telefonia fixa estão insatisfeitos com o serviço e gostariam de trocar de operadora, "o que significa uma grande oportunidade para a TIM".
Com a portabilidade numérica --possibilidade de trocar de operadora e manter o número-- a TIM quer ampliar sua base, embora não revele quantos clientes tem e
quantos pretende incorporar.
A base de clientes de telefonia fixa no Brasil atualmente é de 41 milhões de assinantes, enquanto a de banda larga chega a 6,5 milhões.
De olho no mercado corporativo, a TIM anunciou ainda o lançamento do telefone fixo para pequenas e médias empresas, integrado ao móvel.
O serviço fixo da TIM atinge cerca de 300 municípios, incluindo todas as capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes. Segundo a empresa, a cobertura
equivale a 60% da população urbana do país.
Concorrência
Araújo não quis comentar a estratégia da Oi, que chegou a São Paulo com uma campanha agressiva e oferecendo ligações grátis aos novos clientes. Ele afirmou
apenas que as empresas focam em "camadas diferentes" da base de clientes e que a TIM continua líder no mercado corporativo, que é muito forte em São Paulo.
Lucro
A TIM terminou o terceiro trimestre com um lucro líquido de R$ 22,5
milhões, recuperando-se de um prejuízo de R$ 126,9 milhões no terceiro trimestre de 2007 e de R$ 34,1 milhões no segundo trimestre deste ano.
Segundo a empresa, "o crescimento foi sustentado em grande parte por serviços locais, longa distância e serviços de valor agregado".
Conforme o balanço da empresa, a TIM encerrou o terceiro trimestre com 35,2 milhões de usuários, em expansão de 20,7% em relação ao mesmo período de 2007. A
participação de mercado ficou em 25% e de receita, em 28%.
Segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) de setembro, a TIM é a terceira maior empresa de telefonia celular do país (com 25,02% de
participação), após dividir com a Claro (25,33%) a segunda posição em agosto. A Vivo tem a liderança com 30,03% de participação em setembro.
A TIM é controlada pela TIM Brasil Serviços e Participações S.A., subsidiária do Grupo Telecom Italia. A companhia atua no país por meio de suas controladas TIM
Celular e TIM Nordeste.