Um grupo de legisladores do parlamento europeu, que trabalha na regulação da inteligência artificial, quer uma cúpula global para desenvolver uma regulação sobre IA. Onze congressistas pediram em carta assinada a criação de “princípios governantes” mundiais para a tecnologia, em resposta aos temores sobre o ritmo de seu desenvolvimento.
O pedido se direciona para que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, convoquem uma cúpula global, com o objetivo de criar “um conjunto preliminar de princípios governantes para o desenvolvimento, controle e implantação de inteligência artificial muito poderosa.”
A proposta é que a IA dos moldes do ChatGPT seja dirigida ao desenvolvimento de uma tecnologia muito poderosa, mas em uma direção “centrada no ser humano, segura e confiável”.
Os signatários são membros de um grupo encarregado de elaborar a própria abordagem de regulamentação da UE, conhecida como AI Act.
O texto foi em parte uma resposta à carta do Future of Life Institute do mês passado, publicada no mês passado e assinada por nomes como Elon Musk e Steve Wozniak, que sugeria uma moratória de seis meses sobre melhorias adicionais na IA. Atualmente, ela conta com mais de 26,22 mil assinantes.
Um dos signatários da carta é o eurodeputado Drago? Tudorache, que escreveu no Twitter: “A IA está se movendo muito rápido e precisamos nos mover também. A chamada do Future of Life Institute para interromper o desenvolvimento de uma IA muito poderosa por meio ano, embora desnecessariamente alarmista, é outro sinal de que precisamos focar uma atenção política séria nessa questão”.
Tudorache é um dos dois correlatores da Lei de IA da UE, ao lado do eurodeputado italiano Brando Benifei. Eles foram nomeados para liderar as negociações sobre a legislação no final de 2021.
Cripto
A União Europeia avança no debate de regulações sobre tecnologia e, nesta semana, os parlamentares votarão sobre a regulamentação de criptomoedas Markets in Crypto Assets (MiCA), parte de um pacote mais amplo de reformas digitais.
Especialistas alertam sobre cuidados com nosso acervo digital pessoal e histórico; depender demais de Google e Amazon não é recomendado
Big techs detêm uma quantidade absurda de dados do público em suas máquinas, como fotos e vídeos pessoais
Foto: Reprodução / Freepik
O álbum de casamento, de formatura, do nascimento do bebê, uma viagem especial, tudo está armazenado digitalmente hoje em dia. Mas quando você deixa uma rede social e deleta a conta, todo aquele conteúdo simplesmente desaparece. Na outra ponta, a plataforma pode apagar tudo unilateralmente ou sem querer, em uma falha técnica em seus servidores.
Brewster Kahle, fundador do Internet Archive — entidade voltada a armazenar páginas web que são alteradas ou desativadas com o tempo — reviveu essa inquietação moderna em um artigo para a revista Time em dezembro. Sua inspiração para o texto foi a turbulência da aquisição de Elon Musk sobre o Twitter, ocorrida em outubro do ano passado.
Dara Khosrowshahi ficou surpreso com o comportamento de alguns clientes com os condutores
O CEO da Uber trabalhou como motorista para entender por que o recrutamento de novos colaboradores era um problema
Foto: Reprodução / Freepik
O CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, quis provar um pouco sobre o que os motoristas do aplicativo experimentam quando dirigem veículos em viagens. Ele assumiu o volante de um carro para transportar pessoas que usavam o serviço. O objetivo era entender por que recrutar novos colaboradores para plataforma era um problema.
As informações foram compartilhadas pelo jornal Wall Street Journal. Segundo a reportagem, ele usou o pseudônimo “Dave K” e um Tesla Model Y para fazer dezenas de viagens como motorista do aplicativo nos meses seguintes em São Francisco.
Khosrowshahi disse que se inscreveu secretamente como motorista em setembro do ano passado para entender melhor a experiência do funcionário da Uber em meio a uma desaceleração no recrutamento.
Experiência
Alguns problemas operacionais que dificultavam o uso do aplicativo atrapalharam poucas de suas viagens. Mas o que surpreendeu mesmo o CEO da Uber foi o comportamento de alguns clientes — e não foi de uma forma positiva.
Em algumas situações, Khosrowshahi experimentou pilotos (como passageiros) discutindo problemas pessoais ou informações corporativas confidenciais como se fossem as únicas pessoas no carro — o fizeram se sentir menosprezado.
Ao longo de alguns trajetos, ele lutou para se inscrever como motorista, também experimentou as gorjetas e foi punido pelo aplicativo por rejeitar algumas viagens.
“Acho que a indústria como um todo, até certo ponto, não dá valor aos motoristas”, disse Khosrowshahi. A campanha, chamada de Projeto Boomerang, ajudou a moldar o que se tornou uma das maiores reformas dos negócios da Uber desde sua criação, em 2009.
A experiência levou a Uber a criar um cadastro único para corridas e entregas, para permitir que os motoristas vejam os locais de entrega antes da coleta e para dar aos colaboradores alguns bônus.
O WhatsApp Business, aplicativo voltado para empresas, tem alguns recursos exclusivos que podem ser usados de forma pessoal; veja vantagens e desvantagens
O WhatsApp Business é a versão do mensageiro adaptada para comerciantes e perfis de empresas. No entanto, a quantidade de recursos exclusivos é um grande atrativo para usuários, que podem considerar o aplicativo para uso pessoal.
Dá para baixar o WhatsApp Business para uso pessoal?
Não existe nenhuma diretriz do aplicativo que impeça uma pessoa de converter a própria conta para o WhatsApp Business. O detalhe mais importante sobre a mudança é que não é possível usar o mesmo número de telefone simultaneamente para uma conta comum e outra empresarial: para usar o Business, você precisará sair da versão tradicional, e vice-versa.
Procurado pelo Canaltech, o WhatsApp afirmou que não há nenhuma restrição no uso pessoal da versão Business. "Vale ressaltar que WhatsApp Business foi realmente criado com as necessidades dos pequenos negócios em mente", pondera a companhia. "Os usuários que não possuem uma empresa podem continuar usando sua conta do WhatsApp Messenger gratuitamente para conversar com amigos, familiares e empresas", completa.
No momento do cadastro, o app importa o nome de contato e a foto no mensageiro, com a opção de adicionar o horário de funcionamento da empresa e outras formas de contato. Caso você tenha feito o backup da conta pessoal, poderá importar o histórico de conversas. Quando alguém iniciar um chat com você, o WhatsApp vai exibir um aviso na tela para reforçar que se trata de uma conta comercial.
Foto: Divulgação/WhatsApp / Canaltech
Quais as vantagens de usar o WhatsApp Business como conta pessoal?
Como já mencionado, o WhatsApp Business é acompanhado de diversas funções exclusivas para facilitar o gerenciamento e a exposição de empresas na plataforma. Com exceção de itens de horário de funcionamento e cardápio, algumas delas também podem ser incorporadas para fins pessoais.
Entre as vantagens mais destacadas está a opção de marcar conversas com etiquetas. O recurso permite catalogar e identificar rapidamente todos os chats do mensageiro, com opções para separar entre contatos profissionais, familiares, amigos e outras ideias personalizáveis.
Na parte visual, o destaque fica por conta da foto de capa: ao contrário da versão tradicional do WhatsApp, é possível adicionar um banner ao perfil e exibi-lo em formato parecido com o de outras redes sociais, como o Twitter e o Facebook.
Para as conversas, o app permite criar mensagens automáticas. Quer mandar aquela mensagem de bom dia para os grupos? Basta usar um atalho e enviar o conteúdo rapidamente. Além disso, o WhatsApp Business pode ocupar menos espaço de armazenamento do que a versão comum do app.
Quais as ressalvas do WhatsApp Business para uso pessoal?
A mudança também possui algumas desvantagens. Entre os dois apps, a frequência de atualização pode ser diferente, então as pessoas que usam o WhatsApp convencional podem receber algumas novidades antes daqueles que utilizam o Business.
Vale a pena tomar cuidado com a configuração do perfil: as contas não oferecem tantos recursos de privacidade, como a opção de esconder a foto ou o recado da conta para desconhecidos. Além disso, se você preenche informações de endereço, seu número pode ser exposto nas buscas por empresas próximas feitas por outros usuários, o que pode colocar a sua segurança em risco.
Se você trabalha de forma autônoma e precisa do mensageiro para contatos profissionais, ainda existe o problema de não poder usar duas contas com o mesmo número. Nesse caso, é possível recorrer a formas de usar dois perfis do WhatsApp no mesmo aparelho, recorrer a um chip virtual ou até criar conta no Business com um número de telefone fixo.
Posso converter o perfil do WhatsApp Business para conta pessoal?
Sim. Caso você não tenha aproveitado a experiência ou queira voltar para a versão pessoal do WhatsApp, pode realizar o processo de login no aplicativo convencional para converter a conta. Entretanto, não é possível migrar o histórico de conversas.
Nasa revela nesta segunda-feira (3) quais astronautas farão parte da próxima missão à Lua
Missão Artemis III está programado para pousar perto do polo sul lunar em 2025
Foto: Divulgação/ Axiom Space
A Nasa revelou, no mês passado, o traje espacial que será usado por astronautas da Artemis III, missão histórica que levará humanos à Lua após mais de 50 anos. Um detalhe da vestimenta ultramoderna e tecnológica chamou a atenção: o traje foi apresentado na cor preta, diferente do tradicional branco utilizado em missões espaciais.
A empresa Axiom Space, que desenvolveu o uniforme, disse que apresentou o protótipo na cor preta para esconder detalhes da peça. Entretanto, na missão Artemis III, que levará quatro astronautas à Lua, a vestimenta será usada na cor branca, que gera mais proteção no ambiente extremo enfrentado pelos astronautas na missão.
O traje espacial usado na Lua deve ser branco para refletir o calor e proteger os astronautas de temperaturas extremamente altas.
“O traje espacial Artemis III da Axiom Space estará pronto para enfrentar os complexos desafios do pólo sul lunar e ajudar a aumentar nossa compreensão da Lua, a fim de permitir uma presença de longo prazo lá”, disse Michael T. Suffredini, presidente e CEO da Axiom Space.
Quais seriam os perigos de um traje preto?
A Lua é uma atmosfera inóspita e sem atmosfera para proteger os humanos da radiação do Sol;
Além disso, o ambiente tem temperaturas extremas, que variam de -180 graus Celsius a mais de 200 graus Celsius;
Ou seja, humanos poderiam fritar ou congelar na Lua sem a proteção adequada;
Com isso, os trajes espaciais precisam ser refletivos e insulados (cheios de ar), pois o controle térmico é uma exigência fundamental para sobrevivência em missões espaciais.
Na cor branca e com as adequações necessárias, o traje deve manter os astronautas “ventilados” sob os raios solares sem filtro.
Portanto, um traje preto absorveria todo o calor e a radiação do local, algo que não é nada recomendado para a situação.
Missão Artemis III em 2025
A Artemis III está programada para pousar perto do polo sul lunar em 2025. A Nasa levará a primeira mulher e a primeira pessoa negra à Lua.
A Nasa busca estabelecer uma presença permanente na Lua por meio do programa Artemis. Sua primeira missão retornou à Terra em 11 de dezembro após 25 dias de viagem. Neste período, a espaçonave não tripulada Orion circunavegou a Lua.
A agência espacial norte-americana prevê enviar a Artemis II em novembro de 2024, missão que seguirá o mesmo percurso da antecessora, mas com uma tripulação.