Houve mais de 3.600 incidentes de pessoas relatando problemas com a plataforma de mídia social liderada por Elon Musk
Getty Images
Fachada da sede do Twitter
Os serviços do Twitter caíram para milhares de usuários nesta segunda-feira (1), de acordo com o site de rastreamento de interrupções Downdetector.com.
Houve mais de 3.600 incidentes de pessoas relatando problemas com a plataforma de mídia social liderada por Elon Musk, segundo o Downdetector, que rastreia interrupções reunindo relatos de status de várias fontes, incluindo erros enviados por usuários em sua plataforma.
O Twitter não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Os usuários do Reddit reclamaram que o site os desconectou inesperadamente e não conseguiam fazer login.
Um aparente erro no sistema do Twitter restaura temporariamente o selo azul de antigas contas verificadas na plataforma
Um aparente bug no sistema do Twitter permite que antigos usuários que tinham o selo de verificação visualizem novamente o blue check em suas contas — pelo menos temporariamente.
Foto: Alexander Shatov/Unsplash / Canaltech
O selo azul reaparece em contas previamente verificadas ao editar a biografia de perfil. Para alívio de quem não quer ser confundido como um assinante do Twitter Blue, o selo some ao atualizar a página. A falha que permite visualizar o antigo selo de verificação no Twitter foi registrada nessa segunda-feira (1º).
Selo azul reaparece em bug
Em nosso teste, o check azul apareceu com qualquer alteração em campos na página de perfil. A plataforma voltou inclusive a informar o motivo de a conta ser verificada. "Esta conta é verificada, pois é uma pessoa notável no governo, nas notícias, no entretenimento ou em outra categoria designada" — nesse caso, a antiga descrição utilizada para jornalistas.
Selo de verificação reaparece ao editar o perfil no Twitter (Imagem: Captura de tela/Guilherme Haas/Canaltech)
Foto: Canaltech
O selo sumiu após alguns instantes de navegação pela rede social, ao atualizar a página ou publicar um novo tweet. Mas a cada nova edição do perfil, o check reapareceu na conta.
Selos de verificação e o Twitter Blue
O Twitter removeu os selos de verificação de pré-existentes no dia 21 de abril, como uma forma de obrigar a assinatura do Twitter Blue. A resposta dos usuários foi uma campanha contra o serviço pago e as novas políticas adotadas pelo atual dono da plataforma, o bilionário Elon Musk.
Como resultado, o Twitter Blue registra um ritmo lento de novas assinaturas. Desde então, Musk tomou outras decisões impopulares, como redistribuir compulsoriamente o selo para famosos com mais de 1 milhão de seguidores e priorizar as contas verificadas (lê-se pagas) na rede social.
Cientistas descobrem atraso entre impactos ambientais e quedas na população de pássaros e mamíferos, indicando que a situação pode ser pior do que se pensava
Após cinco grandes extinções de espécies animais
na história da Terra, a primeira influenciada por ações humanas pode estar mais avançada do que se pensava. Menos de um ano após metas globais de conservação da biodiversidade serem estabelecidas, elas já estão perto de falhar, aponta estudo.
Um artigo publicado por Richard Cornford, biólogo do Imperial College de Londres e do Museu de História Natural britânico, e outros especialistas do Reino Unido revelou que os impactos ambientais em populações de animais
podem levar até 45 anos de "atraso" até se revelarem. Isso significaria que os danos causados a elas hoje só se manifestarão, de fato, na década de 2060.
Foto: wirestock/envato / Canaltech
Como a conferência da ONU pela Biodiversidade estabeleceu metas de conservação para 2050
, para diversas espécies, já pode ser tarde demais para a tomada de ações que zerem as extinções neste prazo. Isso não significa que autoridades não devam realizar esforços neste sentido
— os cientistas destacam que qualquer nível de conservação da biodiversidade traz benefícios para seus ecossistemas e até para os humanos em seu entorno. O fato, contudo, alerta para a necessidade de se planejar a um prazo ainda mais longo
"Mesmo se 30% do planeta estiver protegido até 2030, intervenções adicionais que mitiguem a exploração [de recursos naturais] serão necessárias para proteger adequadamente a biodiversidade e a contribuição da natureza para as pessoas," alertam os pesquisadores.
O estudo demonstra ainda que espécies maiores
são as que mais tendem a sentir os impactos ambientais com o atraso relatado. Por outro lado, pássaros e pequenos mamíferos já devem sofrê-los na próxima década.
Como as quedas populacionais de diversas espécies e até mesmo a extinção de muitas delas vai influenciar outros níveis da cadeia alimentar em diferentes regiões do globo ainda não está claro. Cornford e seus colegas chamam atenção para a necessidade de estudos urgentes neste aspecto.
Sendo fenômenos naturais poderosos, é de se esperar que os raios atinjam altíssimas de tensões e correntes elétricas. Mas quais são esses valores?
Por ser um poderosíssimo fenômeno natural, um raio atinge altíssimos valores quando se diz respeito a diversas de suas propriedades físicas, entre elas a corrente elétrica carregada, sua voltagem e sua temperatura.
Você já pensou em quantos volts tem um raio? E qual é a corrente elétrica de um raio? Descubra nesta matéria!
Qual a voltagem de um raio?
Um raio tipicamente tem cerca de 100 milhões de volts, mas este valor pode chegar a casa de um bilhão. Isso acontece porque o ar não é um bom condutor de eletricidade; sendo assim, uma tensão elétrica muito alta precisa surgir entre as nuvens e o solo.
Foto: Pixabay/WikimediaImages / Canaltech
Esse valor alto é atingido pelo gradual acúmulo de cargas elétricas positivas na nuvem e a consequente concentração de cargas negativas no chão. A partir do momento que a tensão é grande o suficiente para romper a resistência que o ar oferece — a sua rigidez dielétrica — o raio pode acontecer.
O que é voltagem?
Apesar de ser uma medida que aparece frequentemente no dia a dia — nos valores de 110 e 220 V das tomadas, por exemplo — você sabe o que significa um volt? A voltagem é um nome popular para a tensão elétrica, medida que indica a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Ela se refere a quanta energia o sistema é capaz de transportar.
Para entender o conceito, é possível comparar a tensão a uma estrada: duplicando o número de vias, o dobro de veículos, com a mesma velocidade, poderia transitar nela. Duplicando a tensão, o dobro de energia pode ser transportado por uma mesma corrente elétrica.
O nome da unidade, volt, foi escolhido em homenagem ao cientista italiano Alessandro Volta, conhecido como inventor da pilha elétrica.
Qual é a corrente elétrica de um raio?
Cálculos mostram que a corrente elétrica de um raio, tipicamente, está na faixa de 5 a 30 mil ampères, mas já foram reportadas correntes de até 200.000 A. Aproximadamente 100 quintilhões — 100 bilhões de bilhões — de elétrons são movimentados durante estas descargas elétricas e a temperatura que elas atingem pode chegar à casa dos 8.000 a 30.000 ºC.
Diferença entre tensão e corrente elétrica
A corrente elétrica diz respeito ao movimento ordenado de elétrons por um material. Mesmo que um material tenha elétrons livres, sem este deslocamento em um único sentido, não há carga elétrica fluindo pelo material.
Quando uma tensão é aplicada entre dois pontos, como é feito nos dois buracos de uma tomada — ou no caso dos raios, entre as nuvens e o chão — os elétrons passam a se mover do polo negativo para o polo positivo. A corrente elétrica é medida em ampères, unidade nomeada em homenagem ao físico francês André-Marie Ampère.
O site de notícias Kuwait News está testando o potencial da inteligência artificial para oferecer "conteúdo novo e inovador".
Um site de notícias do Kuwait lançou uma apresentadora de notícia virtual, gerada por inteligência artificial. Ela deve apresentar um de seus jornais. Na conta do Twitter do Kuwait News, a apresentadora, batizada de "Fheda", apareceu, como parte de um projeto ainda em desenvolvimento, vestindo uma camiseta branca com gola V, coberta por um casaco preto.
Segundo Boftain, a aparência física da apresentadora, loira de olhos claros, reflete a diversidade da população desse país rico em petróleo, formada por kuwaitianos e expatriados
Foto: Reprodução/Twitter / Perfil Brasil
"Sou Fedha, a primeira apresentadora do Kuwait realizada com inteligência artificial no Kuwait News. Que tipo de notícia você prefere? Vamos ouvir sua opinião", disse a inteligência artificial em árabe clássico.
Segundo o g1, o deputado Abdullah Boftain, editor do site Kuwait News, contou à AFP que está testando o potencial da inteligência artificial para oferecer "conteúdo novo e inovador". O site de notícias é afiliado ao Kuwait Times, o primeiro diário em língua inglesa no Golfo fundado em 1961.
Boftain também disse que a âncora pode futuramente adotar o sotaque kuwaitiano e apresentar novidades do Kuwait News no Twitter, que é seguido por mais de 1,2 milhão de assinantes.
"Fedha é um antigo nome popular do Kuwait que se refere à prata, o metal. Sempre imaginamos que os robôs fossem prata e metal, então combinamos os dois", contou o editor.
Ele acrescentou: "Fedha representa todos". Segundo Boftain, a aparência física da apresentadora, loira de olhos claros, reflete a diversidade da população desse país rico em petróleo, formada por kuwaitianos e expatriados.
O vídeo de apresentação de apenas 13 segundos gerou muitas reações nas redes sociais, em especial de jornalistas. Um deles se alarma: "Nossos empregos estão em perigo. Fedha e seus colegas serão nossos substitutos em um futuro próximo?"